Com o avanço das tecnologias e a percepção de uma nova onda de mudanças, a 4ª Revolução Industrial, ou “Indústria 4.0”, traz cada vez mais mudanças e inovações para o mercado. Mas, você sabe o que significa o conceito e quais os impactos no setor? Hoje vamos trazer os principais pontos e tecnologias desse fenômeno para você se atualizar.
Começando pelo básico, foi a Indústria 4.0 que conseguiu unir tecnologia e produtividade. São máquinas e computadores preparados para o armazenamento e segurança dos dados, computação em nuvem e automação do setor; tudo gerando uma produção e lucros maiores para o setor.
É também através desse modelo que o desenvolvimento de produtos em larga escala começou a avançar. Além disso, o aprendizado em uso eficiente dos recursos, o olhar atento à tecnologia da informação, etc. também começaram a ganhar destaque.
Quais os principais pontos da Indústria 4.0?
A marca da Indústria 4.0 com certeza é a tecnologia. Mas, além disso, os outros pontos mais relevantes da era cibernética são:
- A virtualização e conectividade entre redes, profissionais e máquinas;
- O uso cada vez maior de softwares e hospedagens em nuvem;
- A flexibilidade na produção, com customizações acessíveis;
- A utilização inteligente das tecnologias, junto com segurança dos dados e resolução rápida de problemas.
Quais as principais tecnologias da Indústria 4.0?
Apesar de algumas tecnologias já conhecidas, outras começam a ganhar espaço e enfoque com a chegada da Indústria 4.0. Entre elas, as principais são:
- IoT ou Internet das Coisas (IoT): conexão de objetos físicos e usados na nossa rotina, como geladeiras e carros, à internet;
- Inteligência Artificial (IA): aprendizado da máquina para interpretar e analisar dados e tendências;
- Big Data e Analytics: análise, interpretação e gerenciamento dos dados;
- Cyber security: proteção de dados e segurança cibernética;
- Cloud computing: a utilização dos dados em nuvem, ou seja, com acesso através da internet;
- Robótica avançada: máquinas que operam parcialmente ou em grande parte de forma autônoma;
- Manufatura aditiva: conhecida como impressão 3D, é a criação de produtos e protótipos a um menor tempo e custo.
E, claro, com todas essas tecnologias, há muitas vantagens. É com a Indústria 4.0 que é possível alcançar mais eficiência nos processos e operações; ter mais qualidade e velocidade nas adaptações ao mercado de trabalho; ter mais possibilidades de prever falhas e danos; encontrar soluções mais sustentáveis, já que há menos gastos de combustível e outros materiais.
Quer uma empresa que esteja atualizada sobre o mercado tecnológico? Fale com a JMA TI! Encontramos as melhores soluções em TI para o seu negócio.